Política e Administração Pública

Deputada estadual do Maranhão é federal mais votada no estado

06/10/2014 - 01:40  

Diógenes Santos
Flávio Dino
Flávio Dino, que já foi deputado, foi eleito governador em primeiro turno.

Os eleitores maranhenses elegeram apenas uma deputada federal, mas ela foi a candidata mais votada no estado. A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) – que foi candidata à prefeita da capital São Luís (MA) nas eleições de 2012 – teve 4,34% dos votos válidos.

A bancada eleita do Maranhão é bastante diversificada em termos partidários, sem predominância de nenhuma legenda. Os 18 deputados se dividem em 14 partidos. Dos que foram eleitos neste domingo, cinco já são deputados federais.

Senado
Foi eleito senador pelo Maranhão o ex-deputado Roberto Rocha (PSB), com 51,47% dos votos. O segundo colocado, Gastão Vieira (PMDB), teve 44,61% dos votos válidos.

Rocha nasceu em 1965, em São Luís, Maranhão. Administrador de empresas, dedicou-se às empresas de comunicação da família. Seu pai, Luiz Rocha, foi o primeiro governador a ser eleito no Maranhão após o regime militar, em 1982. Em 1990, Roberto Rocha elegeu-se deputado estadual e, em 1994, deputado federal, cargo para o qual foi reeleito duas vezes. Em 2010, tentou uma vaga no Senado, sem sucesso. Em 2012, foi eleito vice-prefeito de São Luís.

Governo
O ex-deputado federal Flávio Dino, do PCdoB, foi eleito governador do Maranhão. Ele obteve 63,53% dos votos válidos, enquanto o segundo colocado, o senador Lobão Filho (PMDB-MA), teve 33,69% dos votos.
Nascido em São Luiz, em 1968, o advogado e professor universitário Flávio Dino atuou no movimento estudantil. Aprovado em concurso público para juiz federal, presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-¬geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele renunciou à carreira de juiz aos 38 anos para se dedicar à política. Em 2006, conquistou seu primeiro cargo eletivo, de deputado federal pelo PCdoB. Entre 2011 e março de 2014, foi presidente da Embratur, órgão responsável pela promoção turística do Brasil no exterior.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.