Política e Administração Pública

Treze governadores vencem no 1º turno; PMDB lidera números de eleitos

06/10/2014 - 00:26  

Treze governadores foram eleitos no primeiro turno, em um pleito marcado por surpresas. Uma delas ocorreu no Rio Grande do Sul, onde o terceiro colocado nas pesquisas, José Ivo (PMDB), foi o mais votado. Ele vai para o segundo turno com o petista Tarso Genro, que concorre à reeleição. Na eleição passada, em 2010, 18 candidatos a governador foram eleitos no primeiro turno.

O partido que mais elegeu governadores neste primeiro turno foi o PMDB, com quatro, seguido do PT, com três e PSDB com dois. Os demais partidos (PSD, PDT, PSB e PCdoB) elegeram um governador cada.

Entre as vitórias está a do petista Fernando Pimentel, em Minas Gerais. Pela primeira vez o PT elege um governador naquele estado, que nos últimos 12 anos foi governado pelo PSDB. O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que foi governador de Minas por duas vezes, também perdeu nesse estado.

Em compensação, o PSDB venceu no primeiro turno em São Paulo e vai completar 24 anos no poder, graças à reeleição do governador Geraldo Alckmin.

No Maranhão, o candidato do PCdoB, Flávio Dino, venceu o candidato da família Sarney, o senador Lobão Filho, do PMDB.

Reportagem - Wilson Silveira
Edição - Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.