Política e Administração Pública

Deputada federal mais votada no Paraná é estreante em política

05/10/2014 - 23:21   •   Atualizado em 06/10/2014 - 00:24

A primeira colocada na corrida para deputado federal com mais de 200 mil votos foi uma estreante na política: Christiane Yared (PTN), mãe de uma vítima do trânsito que lidera um movimento de amparo às vítimas no estado. Também será novidade na Câmara Valdir Rossoni (PSDB), atual presidente da Câmara Legislativa do estado, que teve 177 mil votos.

Líder no Senado
O senador Alvaro Dias foi líder do PSDB de 2011 a 2013, e destacou-se atuando como um das principais vozes de oposição ao governo federal no Senado. Ele nasceu em Quatá (SP) e foi criado em Maringá (PR), onde começou a vida profissional como radialista.

Vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Paraná, Dias presidiu duas comissões parlamentares de inquérito: a CPI do Futebol e a CPMI da Terra. É autor do projeto de lei que determina o repasse direto dos recursos do salário-educação da União aos municípios, sem a intermediação dos governos estaduais.

Governo
Para o governo do estado, Beto Richa foi eleito em primeiro turno com 55,7% dos votos. Filho do ex-governador paranaense José Richa, ele iniciou a vida política em 1994, quando foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1998. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba na chapa de Cassio Taniguchi.

Já em 2004, foi eleito prefeito da capital paranaense e reeleito em 2008. Em 2010, foi eleito governador do Paraná também em primeiro turno. Richa nasceu no município paranaense de Londrina, em 1965, e é formado em engenharia civil.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.