Política e Administração Pública

Eleições: delegações estrangeiras vêm ao Brasil para conhecer sistema eletrônico

05/10/2014 - 14:01  

Nelson Jr. / TSE
Política - Eleições - Eleitor votando na urna eletrônica
As urnas eletrônicas começaram a ser usadas no Brasil nas eleições municipais de 1996.

Representantes de pelo menos 22 países, além de integrantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e de organismos internacionais, entre eles a Organização dos Estados Americanos (OEA), estão no Brasil para saber como funciona a votação por sistema eletrônico utilizada no País há 18 anos.

A programação do grupo começou na quinta-feira passada (2) e inclui palestras sobre a estrutura das eleições gerais no Brasil e visitas ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Museu do Voto, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hoje os representantes internacionais acompanharão a abertura da votação e visitarão seções eleitorais em Brasília, São Paulo e Salvador. No final da tarde, eles verificarão o fechamento das urnas e o encerramento da votação e, a partir das 19 horas, os que estiverem em Brasília retornarão ao TSE para assistir à totalização dos votos em tempo real.

Experiência
Segundo Tarcísio Costa, assessor internacional do TSE, essa experiência pode ser uma boa oportunidade para que representantes eleitorais de outros países se familiarizem com o modelo brasileiro. "Eles nos procuram interessados em conhecer uma justiça eleitoral mundialmente reconhecida. Costumam mencionar interesses específicos, como o voto eletrônico, a biometria, a experiência de votação no exterior", afirma.

Costa explica que não se trata de observação eleitoral, pois esse mecanismo ocorre em países em fase de transição democrática ou com a intenção de receber um aval internacional para legitimar seu processo eleitoral. Os custos com hospedagem e passagem aérea dos convidados internacionais serão de responsabilidade dos países interessados.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.