Política e Administração Pública

Nestor Cerveró depõe à CPI mista da Petrobras nesta tarde

O ex-diretor da área internacional da estatal é considerado o principal articulador da compra da refinaria de Pasadena.

10/09/2014 - 08:33  

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró deve depor nesta tarde à CPI mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal. Ele é considerado o principal articulador da compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), além de ser autor do resumo do contrato apresentado ao Conselho de Administração da Petrobras na defesa do negócio com a petrolífera belga Astra Oil. Nesse documento, Cerveró omitiu as cláusulas Marlim e put option.

A cláusula Marlim assegurava à Astra Oil uma rentabilidade mínima de 6,9% ao ano, mesmo em condições desfavoráveis do mercado. O put option, ou opção de venda, obrigava a Petrobras a comprar a parte da empresa belga se houvesse conflito entre os sócios. A Astra Oil fez uso dessa prerrogativa e em 2008, após uma disputa judicial, a Petrobras assumiu o controle total de Pasadena.

Em depoimento à CPI da Petrobras exclusiva do Senado em maio último, Cerveró disse que não agiu de má-fé ao ter tirado do resumo do contrato informações sobre as duas cláusulas e nem teve intenção de ludibriar os integrantes do conselho. O ex-diretor da estatal afirmou ainda que a compra de Pasadena foi um bom negócio para a Petrobras.

Imóveis
Nestor Cerveró também deverá responder às denúncias publicadas no jornal O Globo de que teria doado imóveis a parentes após o caso Pasadena ter se tornado público. Segundo a reportagem, os apartamentos estão em áreas valorizadas do Rio de Janeiro e há registros em cartórios que comprovam as operações.

A reunião da CPMI da Petrobras será realizada a partir das 14h30, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Da Redação – ND
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.