Política e Administração Pública

Plenário lotado homenageia ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares

Deputados e familiares destacaram o bom humor e o compromisso com a política de Campos e Valadares. Segundo parlamentares, as ações dos dois em busca de um País menos desigual servirão de exemplo para todos.

02/09/2014 - 19:09  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em Homenagem Póstuma aos Deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares
A viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, recebeu do presidente da Câmara placa em homenagem póstuma ao ex-governador de Pernambuco.

Parlamentares, autoridades, familiares e militantes do PSB participaram, nesta terça-feira (2), da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem aos ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares, mortos em um acidente aéreo no dia 13 de agosto.

Em um plenário lotado, deputados destacaram o bom humor e o legado deixado pelos dois, e as famílias foram homenageadas com uma placa que celebra os relevantes serviços prestados pelos ex-congressistas. Vários parlamentares citaram a última frase pública de Campos: “Não vamos desistir do Brasil”.

O jatinho que levava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e sua equipe caiu em um bairro residencial de Santos (SP). O acidente também vitimou o ex-deputado Pedro Valadares, assessor da campanha; o assessor de imprensa de Campos, Carlos Percol; o fotógrafo Alexandre Severo; o cinegrafista Marcelo Lyra; e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacou que Campos e Valadares tinham em comum “o projeto de tornar o Brasil um lugar em que não faltasse a um único brasileiro trabalho, pão, educação, saúde, teto, e segurança” e disse que as ações de Eduardo servirão sempre de exemplo. “A despeito da sua juventude, é grande o legado deixado por ele: sua bem-sucedida trajetória no governo de Pernambuco e a sua maneira de fazer política servem de paradigma para todos nós, comprometidos com a constituição de um Brasil mais próspero, justo e solidário”, declarou.

Familiares
Os familiares de Campos e Valadares se comprometeram em continuar os compromissos dos dois. Filho de Pedro Valadares, Rodrigo Valadares salientou o jeito brincalhão do pai e a parceria de cerca de 20 anos com Eduardo Campos. A viúva do ex-presidenciável, Renata Campos, afirmou que a Câmara foi o cenário em que Eduardo e Pedro Valadares fizeram “a boa politica, defendendo seu povo em busca de justiça”.

Acompanhada dos cinco filhos do casal, Renata Campos se emocionou e comentou que estaria junto do marido no amor, nos sonhos e na fé. “Um homem que tem ideias e ideais não morre nunca. Eduardo marca seu tempo. O Brasil jamais será o mesmo. Dudu, continuaremos firme na sua luta”, prometeu. A mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes – ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) – e outros familiares também participaram da sessão.

Lealdade partidária
Cercado pelos deputados da bancada do PSB, o líder do partido e vice na chapa presidencial de Marina Silva, deputado Beto Albuquerque (RS), apontou que Valadares e Campos deixaram lembranças de compromisso com a boa política, a lealdade partidária e a decência no trato da coisa pública.

Afirmou ainda que a tragédia aérea não vai interromper os ideais de Eduardo Campos. “É muito difícil de compreender, mas é fácil de superarmos [o acidente] por meio das palavras do próprio Eduardo: ‘Não podemos deixar nada pela metade’. Esse partido e essa bancada não deixarão pela metade a caminhada iniciada por Eduardo Campos”, insistiu Albuquerque.

Convivência
As trajetórias políticas de Campos e Valadares foram lembradas principalmente por deputados nordestinos, que tiveram maior convivência com os dois. Os parlamentares enalteceram o sucesso de Eduardo Campos como governador e a amizade e compromisso de Pedro Valadares. “Pedrinho era uma figura extraordinária, ninguém conseguia ficar chateado com ele”, disse o líder do PSC, deputado Andre Moura (SE). Albuquerque acrescentou que Valadares era “o sorriso da campanha”.

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em Homenagem Póstuma aos Deputados Eduardo Campos e Pedro ValadaresBastante disputada, a sessão solene ocorreu no Auditório Nereu Ramos.

O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), recordou que ele e Campos “choraram juntos por cinco minutos” quando foi comunicá-lo de sua saída do PSB. “Foi um momento muito duro”, frisou.

Esperança
Para o líder do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), o acidente aéreo “nos deixou órfãos de esperança e de realizações”. O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), salientou que, mesmo fazendo oposição a Campos, reconhece as qualidades de Campos, como a amor pela família. “Ele foi um vencedor na política, sonhou com um estado mais justo e um Brasil melhor. Infelizmente, não teve oportunidade de colocar em prática seus planos para o País”, declarou Filho.

O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), comentou que o sonho do ex-governador de Pernambuco e de Pedro Valares é partilhado pelos parlamentares da legenda. “Em que pese neste momento eleitoral estarmos em caminhos diferentes, todos tínhamos um objetivo comum: a luta pela dignidade humana”, sustentou.

Exemplo
Para o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), os exemplos deixados por Campos e Valadares devem ser diretrizes para todos os que permanecem na vida pública.

Por sua vez, o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), disse que Campos era protagonista da renovação política brasileira. “Uma sólida história familiar, um excelente gestor e governador do estado de Pernambuco”, enumerou.

A grande capacidade de negociação de Eduardo Campos foi destacada por Augusto Coutinho (SD-PE). Segundo ele, quando morreu, Eduardo vivia sua plenitude política, sem medo ou rancor. O deputado destacou ainda a proximidade de Campos com a população e sua forma de fazer política, “com clareza e ética, com a palavra empenhada e falando a língua do povo”.

Reportagem – Carol Siqueira e Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.