Política e Administração Pública

Denúncia sobre doação de imóveis de Graça Foster esquenta debate na CPMI

20/08/2014 - 20:17  

Os deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Iriny Lopes (PT-ES) discutiram veementemente durante a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, após o oposicionista ter citado reportagem do jornal O Globo desta quarta-feira com denúncias contra a presidente da estatal, Graça Foster.

Segundo a publicação, Foster e o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró teriam doado imóveis a parentes após estourar o escândalo sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. De acordo com o jornal, há registros em cartório que comprovam a doação de apartamentos em áreas valorizadas do Rio.

“Graça Foster repassou os bens a terceiros para fugir de uma condenação do TCU, e o Cerveró fez a mesma coisa. Não podemos deixar passar em branco o que está acontecendo”, reclamou Bueno, que apresentou requerimento para a comissão ter acesso aos documentos dos cartórios.

“A presidente Graça Foster esclareceu tudo. Não quero que a CPI seja palanque eleitoral”, rebateu Iriny Lopes. Conforme a parlamentar, a denúncia de O Globo ainda precisa ser averiguada.

Contadora de Youssef
Bueno também cobrou a convocação da ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Bonfim da Silva Poza, para falar à CPMI da Petrobras. Youssef foi preso na operação Lava Jato, da Polícia Federal.

“Youssef fez mais de 700 negócios com a Petrobras, ele foi intermediário. É fundamental para a CPMI a presença de uma pessoa dessas”, afirmou o parlamentar. Para o relator na comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), a fala de Poza precisa ser mais bem analisada.

O vice-presidente na comissão, senador Gim (PTB-DF), falou que vai incluir na próxima reunião administrativa da CPMI, dia 3 de setembro, a votação do pedido de convocação de Meire Poza.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.