Política e Administração Pública

Presidente da CPI da Petrobras promete investigar vazamento de perguntas

04/08/2014 - 11:10   •   Atualizado em 04/08/2014 - 15:50

Em nota oficial divulgada ontem à tarde, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras do Senado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que foi “surpreendido” com denúncias da revista Veja sobre vazamento de perguntas a depoentes. O senador, que também é o presidente da CPMI da Petrobras, disse que vai investigar a possibilidade de fraude nos testemunhos prestados à comissão.

Márcia Kalume/Agência Senado
senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)
Vital do Rêgo: nota oficial para comentar denúncias divulgadas pela imprensa no fim de semana.

De acordo com a revista, a presidente da estatal, Graça Foster, o ex-presidente Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró tiveram acesso antecipado às perguntas que seriam feitas pelo relator José Pimentel (PT-CE) e foram orientados por funcionários da estatal sobre a melhor maneira de respondê-las.

"O presidente entende que qualquer favorecimento que possa levar à mitigação do poder investigatório é prejudicial ao trabalho desenvolvido pelo colegiado. Por isso, e ante à necessidade de apurar responsabilidades sobre o material veiculado, além de possíveis infringências legais, determinará a instalação de procedimento próprio para o necessário esclarecimento dos fatos, sem prejuízo ao desenvolvimento dos trabalhos da comissão", informa a nota oficial.

Reação
O relator José Pimentel ainda não se manifestou sobre o assunto. Já os oposicionistas prometem entrar com representações nas comissões de ética do Senado e da Presidência da República.

A CPI da Petrobras tem 13 integrantes, sendo dez da base de apoio ao governo. As três vagas reservadas à oposição não foram ocupadas devido a um boicote. Os oposicionistas optaram por participar somente da CPMI, composta também de deputados.

As duas comissões de inquérito têm a missão de investigar denúncias de superfaturamento na construção de refinarias; falhas de segurança no lançamento de plataformas ao mar; prejuízos sofridos pela Petrobras na compra da refinaria de Pasadena (EUA) e suposto pagamento de propina a funcionários para o fechamento de contratos.

Representação
Nesta segunda, o deputado tucano Carlos Sampaio (SP) anunciou que o PSDB entrará com duas representações no Ministério Público com base nos fatos noticiados pela revista Veja. Na Procuradoria Geral da República, os representados são os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e José Pimentel (PT-CE), que amanhã também serão denunciados no Conselho de Ética do Senado Federal por quebra de decoro parlamentar.

Na Procuradoria da República do Distrito Federal, a representação será contra Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras), Graça Foster (atual presidente) e contra os servidores Paulo Argenta (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República), Marcos Rogério de Souza e Carlos Hetzel (ambos do Senado Federal), além de Nestor Cerveró (ex-diretor da estatal). A mesma ação será feita junto aos órgãos disciplinares da Secretaria de Relações Institucionais, da Petrobras e do Senado, contra os servidores públicos envolvidos.

Da Redação - ND
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.