Política e Administração Pública

Deputados defendem inclusão de fábricas de refrigerantes no Supersimples

03/06/2014 - 19:52  

O relator do projeto do Supersimples (PLP 221/12), deputado Cláudio Puty (PT-PA), celebrou o acordo pela aprovação do destaque para incluir no Supersimples produtores de refrigerantes, águas saborizadas gaseificadas e preparações para elaboração de refrigerantes. “Temos um mercado oligopolizado, e marcas menores desaparecem. Essa medida pode preservar marcas regionais de refrigerante em nível nacional”, disse Puty.

Já o deputado Mandetta (DEM-MS), cujo avô foi produtor do guaraná Tupi, disse que a medida chega com 30 anos de atraso. “Meu avô sofreu concorrência desleal da multinacional que conhecemos e fechou as portas em 1982. Precisamos manter a cultura das pequenas fábricas”, disse.

Bebidas alcoólicas
Alguns deputados cobraram a reabertura do diálogo com o governo para incluir no Supersimples também produtores de bebidas alcoólicas – vinho, aguardente e microcervejarias. “O ideal é incluirmos os setores com base no faturamento”, disse o deputado Pedro Eugênio (PT-PE).

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) também cobrou a continuidade das negociações para beneficiar as bebidas alcoólicas. No dia 13 de maio, dois destaques para beneficiar a indústria e o comércio de bebidas alcoólicas foram rejeitados.

O texto-base do Supersimples foi aprovado no dia 7 de maio. A grande inovação do texto foi permitir que vários setores de serviços sejam incluídos no Supersimples. Serão beneficiados, por exemplo, arquitetos, contadores, corretores, advogados, jornalistas, fisioterapeutas, entre outros.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 221/2012

Íntegra da proposta