Política e Administração Pública

CPMI da Petrobras será instalada nesta quarta-feira, às 14 horas

Blocos da Maioria e de apoio ao governo no Senado indicaram nesta terça os últimos dez nomes de senadores para ocuparem vagas de titulares na comissão.

27/05/2014 - 21:42  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) conduz sessão extraordinária
O presidente Henrique Eduardo Alves disse que o senador João Alberto de Souza convocará a primeira reunião.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar irregularidades na Petrobras será instalada nesta quarta-feira (28), às 14 horas. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, depois de reclamações de deputados da oposição pelo cancelamento da sessão do Congresso. A expectativa é que o presidente da Mesa do Congresso, senador Renan Calheiros, desse as informações sobre a CPMI durante essa sessão.

“Amanhã estarão publicados os nomes da CPI e o senador João Alberto [de Souza] vai convocar para as 14 horas a instalação da CPMI”, disse Alves. O senador João Alberto de Souza (PMDB-MA), parlamentar mais idoso indicado para compor a comissão, irá presidir a primeira reunião da comissão para eleger o presidente e o vice-presidente e para que o relator seja escolhido.

Todos os deputados e senadores titulares que integrarão o colegiado já foram indicados pelas respectivas lideranças partidárias. Faltavam cinco senadores do bloco da Maioria no Senado (PMDB-PP-PSD-PV) e outros cinco do bloco de apoio ao governo (PT-PDT-PCdoB-Psol-PRB), que foram indicados nesta terça-feira (confira os nomes dos titulares e suplentes).

Início dos trabalhos
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), reclamou da demora na instalação do colegiado. “É preciso saber o porquê do cancelamento da sessão do Congresso, já que vem procrastinando a CPMI da Petrobras. O presidente do Congresso Nacional é do Parlamento brasileiro, não um indicado pelo governo”, disse.

Já o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), espera que os trabalhos da CPMI comecem realmente nesta quarta. “Só espero que amanhã não venha uma manobra do governo”, afirmou o parlamentar.

Segundo Mendonça Filho, a CPMI deve solicitar os autos do inquérito da Operação Lava Jato como primeira tarefa. “Esse inquérito é extremamente relevante porque tem toda a conexão envolvendo a Petrobras e o esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo Alberto Youssef e com a participação direta do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa”, explicou Mendonça.

CPI do Senado
Nesta terça, a CPI do Senado aprovou a requisição ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à 13ª Vara Federal de Curitiba de toda a documentação sobre a Operação Lava Jato. Deflagrada em março pela Polícia Federal, a operação levou 13 pessoas à prisão. Entre elas, o doleiro Alberto Youssef.

A CPI do Senado também aprovou a convocação do ex-diretor de Abastecimento e Refino da estatal Paulo Roberto Costa. Preso na Lava Jato, em março, ele foi libertado por uma decisão do ministro Teori Zavascki, do STF. Costa é acusado de integrar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Já depuseram para os senadores a presidente da Petrobras, Graça Foster; o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli; e o ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró.

CPMI do Metrô
O líder do governo em exercício, deputado Henrique Fontana (PT-RS), defendeu hoje pela manhã a instalação da CPMI para investigar denúncias de irregularidade nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. “É incompreensível que a candidatura de Aécio Neves queira organizar um palco político-eleitoral em torno da Petrobras, por meio de duas CPIs, e se negue a enfrentar a apuração do cartel dos trens e metrôs em São Paulo”, disse.

Na última terça-feira (20), o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, pediu aos líderes da Câmara e do Senado para indicarem os nomes da CPMI sobre as irregularidade nos metrôs de São Paulo e do DF. O pedido, apresentado pela base do governo, foi lido na sessão do Congresso Nacional em 7 de maio.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.