Política e Administração Pública

Saiba mais sobre a Coluna Prestes

20/05/2014 - 18:32  

A Coluna Prestes é ligada ao tenentismo, nome dado ao conjunto de manifestações de protesto feitas a partir do início da década de 1920 por oficiais do Exército de baixa e média patente, insatisfeitos com os rumos políticos do país. A Coluna percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, durante dois anos e meio, questionando as práticas da República Velha e promovendo ideias como a instituição do voto secreto e a defesa do ensino público.

A marcha enfrentou as tropas do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços. Sem apoio da população, não conseguiu disseminar a revolução desejada no país.

Em 1945, Luiz Carlos Prestes foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), com a maior votação proporcional da história política brasileira até aquela época. Teve o mandato cassado em 1947, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter cancelado o registro de seu partido. Em 22 de maio de 2013, o Senado Federal fez sessão especial para a devolução simbólica dos mandatos de senador a Luiz Carlos Prestes (1898-1990) e a seu suplente, Abel Chermont (1887-1962).

Atualmente, um grupo de senadores defende a mudança do nome da Ala Filinto Müller para Ala Luiz Carlos Prestes, como estabelece o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 36/2011, em tramitação na Casa.

Da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.