Política e Administração Pública

Deputada diz que impunidade torna natural a exploração sexual de crianças

14/05/2014 - 19:52  

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual, deputada Erika Kokay (PT-DF), disse que a impunidade “naturaliza” a exploração sexual de crianças e adolescentes e causa temor a quem quer denunciar. Foi o que a CPI verificou, segundo ela, em Coari (AM). O prefeito dessa cidade, Adail Pinheiro, foi preso acusado de chefiar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

“Vimos esse temor de denunciar em Coari, em que as pessoas tiveram suas casas apedrejadas e foram espancadas ao denunciar um prefeito que criou uma rede de exploração sexual com recursos públicos naquele município”, ressaltou.

Kokay disse ainda que a exploração cria uma cadeia de vitimização: as crianças são empurradas, pela pobreza, ao regime de exploração; têm a infância e a adolescência roubadas; são desumanizadas na exploração; e, finalmente, são culpadas pela exploração de que são vítimas.

O Plenário discute neste momento o projeto que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes (PL 7220/14). Se o projeto for transformado em lei, esse crime será considerado mais grave, não poderá ser objeto de graça e indulto, e também terá critérios mais rígidos para progressão de regime.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7220/2014

Íntegra da proposta