Política e Administração Pública

Conselho de Ética instaura hoje processo contra Luiz Argôlo

Psol pediu investigação pelo suposto envolvimento do deputado com atividades ilegais do doleiro Alberto Youssef.

15/05/2014 - 08:39  

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne hoje, às 9h30, para instaurar o processo contra o deputado Luiz Argôlo (SD-BA). Para o Psol, que pediu a investigação, o deputado quebrou o decoro parlamentar por seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Leonardo Prado
Luiz Argôlo
Luiz Argôlo ainda não se manifestou sobre denúncias.

A representação tem base em reportagens da revista Veja e do jornal Folha de S.Paulo que citam mensagens trocadas entre o doleiro e Argôlo sobre a transferência de R$ 120 mil para a conta do chefe de gabinete do parlamentar, Vanilton Bezerra. De acordo com a Folha, Argôlo também teria recebido do doleiro dois caminhões de gado.

Após a instauração do processo, o Conselho de Ética vai sortear a lista tríplice para a escolha do relator. A reunião será realizada no plenário 11.

Corregedoria
Este é o segundo procedimento em andamento na Câmara com origem nas suspeitas do envolvimento de Argôlo com atividades irregulares do doleiro. Em abril, o PPS protocolou representação na Corregedoria da Câmara. Depois de algumas tentativas frustradas, a Corregedoria conseguiu, na última quarta, notificar o deputado para que o processo tenha prosseguimento.

As duas representações em tramitação (no Conselho de Ética e na Corregedoria da Câmara) não têm ligação e não excluem uma à outra.

A assessoria do deputado Luiz Argôlo informou que ele só vai se manifestar nas instâncias próprias, quando apresentará toda a documentação necessária à sua defesa.

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.