Política e Administração Pública

Comissões analisam requerimentos para ouvir Gabrielli sobre Pasadena

23/04/2014 - 08:59  

Comissões da Câmara vão analisar hoje quatro requerimentos de convite para ouvir o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli depois de novas reportagens publicadas pela imprensa neste fim de semana sobre a compra pela estatal da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Os pedidos devem ser analisados pela manhã, dois (REQs 639/14 e 637/14) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (às 10 horas), um na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (às 9h30) e outro na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (às 10 horas). Os requerimentos foram apresentados ontem por deputados da oposição.

No domingo, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Gabrielli assumiu sua responsabilidade pelo relatório executivo sobre a compra da refinaria de Pasadena, em 2006, quando ele comandava a estatal, e afirmou que a presidente Dilma Rousseff, à época presidente do conselho administrativo da empresa, não deveria “fugir da responsabilidade dela”.

Gabrielli compareceu à Câmara no início do mês, em uma reunião fechada com a bancada do PT, e defendeu a compra da refinaria norte-americana. Segundo ele, “à época, um bom negócio” para a estatal brasileira.

Foster e Lobão
Na última quarta-feira (16), o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou estar negociando a vinda à Câmara da presidente da Petrobras, Graça Foster. “Está reservada a tarde da próxima quarta-feira (23). Havendo a informação de que a presidente não virá, faremos o acordo de convocação do ministro Lobão”, declarou Motta.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.