Política e Administração Pública

CGU se recusa a fornecer documentos para comissão externa sobre a Petrobras

Além da CGU, representantes da comissão se reuniram nesta terça (22) com o presidente do TCU.

22/04/2014 - 19:04   •   Atualizado em 22/04/2014 - 20:25

Arquivo/ Gustavo Lima
Maurício Quintella Lessa
Quintella Lessa: vamos tentar conseguir os documentos por meio judicial ou por outros órgãos.

A Controladoria-Geral da União (CGU) não irá compartilhar com a comissão externa da Câmara dos Deputados os documentos sigilosos sobre a sindicância aberta para investigar os contratos da Petrobras com a empresa holandesa SBM Offshore.

Segundo a CGU, as investigações ainda estão em andamento e o conteúdo das informações tem caráter sigiloso. Além disso, a Petrobras solicitou ao órgão que os documentos não fossem compartilhados.

O presidente da comissão externa, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), que se reuniu no início da tarde com o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, lamentou que o órgão se recuse a dividir o conteúdo dos documentos, fruto das investigações internas da estatal brasileira.

Segundo o parlamentar, a CGU apenas garantiu que enviará para a comissão as informações sobre os procedimentos que realizou até o momento. “É uma obstrução ao trabalho do Congresso Nacional. Eu vou levar as informações aos outros membros da comissão e vamos verificar como vamos acessar essa documentação, se por meio judicial ou através do entendimento diferenciado de outros órgãos que, porventura, tenham esses contratos”, afirmou Quintella.

TCU
No início da noite a comissão externa se reuniu também com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, para formalizar o pedido de auditoria nos contratos da Petrobras com a SBM Offshore. Nardes disse que o tribunal vai compartilhar com a comissão todos os documentos que tiver em mãos na medida em que a investigação for avançando.

Mais cedo, o colegiado havia aprovado um requerimento para ouvir um empresário com contratos de locação de navios assinados com a Petrobras.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.