Política e Administração Pública

Fábio Faria faz balanço positivo da semana na Câmara

16/04/2014 - 17:37  

JBatista / Câmara dos Deputados
Presidente em exercício dep. Fábio Faria (2º vice-presidente) - Ordem do Dia
Fábio Faria destacou projeto aprovado pelo Plenário e a urgência para outras quatro propostas.

O presidente interino da Câmara, deputado Fábio Faria (PSD-RN), fez um balanço positivo da semana. “Esta pareceria uma semana difícil, porque temos um feriado na quinta-feira, mas nós ligamos para todos os gabinetes, fizemos um quórum acima de 270 deputados e chegamos a uma pauta consensual”, relata.

Faria destacou a aprovação, na noite de ontem, do projeto que prevê penas de reclusão para quem promover “rachas” no trânsito, que tramitava na Casa desde 2007.

“Havia partidos da oposição em obstrução, mas conseguimos no colégio de líderes e no Plenário sair com resultado positivo”, comemorou.

O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, encontra-se em visita oficial à China.

Urgências
O parlamentar também considerou positiva a aprovação de urgência para quatro projetos:
- PL 5120/01, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que regulamenta as atividades das agências de turismo;
- PL 866/11, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que regulamenta a construção e a reforma de postos de combustíveis;
- PRC 132/12, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que cria o prêmio Dignidade no Trabalho, a ser concedido pela Câmara dos Deputados;
- PL 4715/94, do Executivo, que transforma o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Segundo Fábio Faria, esse último foi um pedido da ex-ministra e deputada Maria do Rosário (PT-RS). “Fico muito satisfeito de saber que esse projeto estava há mais de 19 anos na Casa, quase duas décadas, nós conseguimos votar a urgência e espero que vote logo o mérito”, sustentou.

Agenda
Para a próxima semana, o presidente interino da Câmara acredita que “pelo menos dois ou três” dos projetos que receberam a urgência “com certeza” estão na pauta. Ele lembrou ainda que há uma pauta comum, com projetos de interesse das bancadas, que deve continuar em discussão.

O deputado também lembrou que, na tarde de hoje, o deputado André Vargas (PT-PR) formalizou a renúncia à 1ª Vice-Presidência da Câmara. Ele ressaltou que será cumprido o prazo regimental de cinco sessões para a eleição do novo ocupante do cargo. “Acredito que, sem ser nesta próxima semana, mas na outra, a Câmara escolherá o novo vice-presidente”, ressaltou.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.