Política e Administração Pública

PPS pede criação de CPMI exclusiva sobre a Petrobras

15/04/2014 - 20:16   •   Atualizado em 15/04/2014 - 20:18

Pelo PPS, o líder do partido na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), apresentou questão de ordem pedindo a observância da precedência entre os requerimentos de criação de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre a Petrobras, favorecendo o requerimento da oposição, apresentado no dia 2 de abril.

“Vamos reivindicar a precedência. O nosso pedido é do dia 2 de abril, e o da base do governo, essa CPMI do fim do mundo, só foi apresentado no dia seguinte”, disse Bueno.

Ele afirmou que o governo quer impedir a investigação da estatal. “As denúncias contra a Petrobras são de estarrecer qualquer país, mas o PT faz de tudo para que a CPMI não investigue”, disse.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a questão do PPS será respondida oportunamente.

Duas propostas
A oposição quer uma CPMI exclusivamente para investigar denúncias contra a Petrobras, como a compra da refinaria de Pasadena (EUA), que teria sido superfaturada.

Já o governo aceita investigar a estatal, mas também quer, na mesma CPMI, apurar as denúncias de cartel e favorecimento de empresas nas licitações dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, assim como a gestão de recursos federais para a construção da refinaria Abreu e Lima pela estatal pernambucana que administra o porto de Suape.

Tanto situação quanto oposição entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo manifestação da Corte sobre a procedência ou não de comissões de inquérito sobre mais de um assunto.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.