Política e Administração Pública

Leitura de requerimentos abre briga regimental entre governo e oposição

15/04/2014 - 20:10   •   Atualizado em 16/04/2014 - 08:53

A leitura de dois requerimentos de criação de comissões parlamentares de inquérito deu sequência a uma briga regimental entre governo e oposição. Lançando mão de questões de ordem, cada lado defendeu a instalação da sua CPMI. A oposição quer a instalação da CPMI exclusiva para investigar a Petrobras, enquanto o governo defende a criação de uma CPMI que investigue a Petrobras e também denúncias de irregularidades no metrô de São Paulo e em investimentos do Porto de Suape (PE).

Os dois requerimentos foram lidos nesta terça-feira, e os deputados e senadores podem retirar assinaturas até a meia-noite.

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), cobrou a CPMI exclusiva para investigar a Petrobras. Ele disse que o pedido da oposição tem os requisitos necessários: 1/3 das assinaturas das duas Casas, fato determinado e prazo para investigação. “Defendemos a imediata instalação da CPMI da Petrobras, sem a inconstitucional ampliação pretendida pela maioria governista”, disse.

Já o deputado Afonso Florence (BA), que é vice-líder do PT, disse que o requerimento da oposição traz fatos desconexos que não configuram fato determinado, mas uma “devassa” na Petrobras. "Apontados em conjunto, demonstram que o objetivo é fazer uma investigação generalizada e afrontam o devido processo legal e o contraditório”, disse.

A oposição quer investigar a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA); as denúncias de pagamento de propina por uma empresa holandesa a funcionários da Petrobras; e o lançamento ao mar de plataformas inacabadas. Para Florence, a oposição deveria ter apresentado pedidos de CPMI diferentes para cada denúncia. “São fatos estanques e desconexos”, afirmou.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.