Política e Administração Pública

Andre Vargas nega envolvimento com esquema de doleiro investigado pela PF

Deputado disse que foi imprudente ao aceitar avião disponibilizado pelo doleiro para viajar nas suas férias no final do ano passado. Vargas afirmou, no entanto, que teve humildade para reconhecer seus erros.

02/04/2014 - 18:45   •   Atualizado em 02/04/2014 - 20:21

Gustavo Lima/Câmara
Sessão Extraordinária destinada a analisar os destaques apresentados à Medida Provisória 627/13, que muda a forma de tributação dos lucros obtidos por multinacionais brasileiras advindos de suas controladas no exterior. Dep. André Vargas (PT-PR)
Vargas: "Não sabia que a aeronave tinha sido alugada. Reconheço que fui imprudente, deveria ter exigido o contrato".

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Andre Vargas (PT-PR) negou, em discurso no Plenário, qualquer envolvimento com o esquema investigado pela Polícia Federal referente ao doleiro Alberto Youssef, preso semana passada durante a Operação Lava-Jato. Um trecho da investigação da PF mostra a troca de mensagens entre o doleiro e o deputado no qual eles conversam sobre uma viagem a João Pessoa (PB).

“Eu não sabia que a aeronave [que levou Vargas e sua família a João Pessoa] tinha sido alugada. Reconheço que fui imprudente, deveria ter exigido o contrato. Peço desculpas por ter exposto minha família. Mas reafirmo que tenho orgulho de fazer política no Brasil”, afirmou Vargas.

Ele disse estranhar tanta polêmica em torno do uso do avião quando está sendo investigado um esquema muito maior. “Se algum equívoco cometi foi o de me fiar por uma relação de 20 anos com uma pessoa sobre a qual fui surpreendido com as notícias sobre a investigação”, disse.

A Operação Lava-Jato, que levou à prisão do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, investiga um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter movimentado R$ 10 bilhões.

Laboratório
Quanto à denúncia de que estaria intermediando interesses do laboratório Labogen Química Fina e Biotecnologia no Ministério da Saúde, Vargas disse que nunca esteve com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério, Carlos Augusto Grabois Gadelha.

“Nunca estive com Gadelha e nunca estive no ministério para tratar de qualquer projeto de interesse da Labogen”, afirmou.

A Labogen é uma das empresas do esquema do doleiro. "Fui procurado por empresário da minha cidade que havia apresentado uma possibilidade de parceria com o Ministério da Saúde e o orientei na forma da lei sobre o que tinha conhecimento no dia a dia. Nunca estive no Ministério da Saúde para tratar desse processo", explicou Vargas.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, comentou o pronunciamento de Andre Vargas. "Ele fez o que deveria ter feito: não se escondeu, não se esquivou, foi ao Plenário e disse a sua verdade. Agora, é aguardar os acontecimentos".

Alves disse que não houve pedido de investigação contra o deputado.

Reportagem - Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.