Política e Administração Pública

Líderes se reúnem amanhã para definir pauta do esforço concentrado

Presidente da Câmara diz que pode haver votações em todos os dias da semana que vem.

01/04/2014 - 19:32  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Líder do DEM, dep. Mendonça Filho (DEM-PE) fala sobre a viabilização da CPI Mista da Petrobrás
Mendonça Filho: DEM vai defender votação do piso salarial de policiais e bombeiros.

Os líderes partidários se reúnem nesta quarta-feira (2), às 11 horas, para definir a pauta de votações da próxima semana. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, pode convocar sessões todos os dias para o esforço concentrado. A intenção é votar projetos considerados prioritários assim que a pauta do Plenário estiver liberada.

"Na segunda, terça, quarta, quinta e, se precisar, na sexta, podemos votar matérias acumuladas desde outubro. Queremos votar todos os dias da semana que vem", declarou o presidente.

Henrique Alves recebeu mais de 100 sugestões dos líderes, entre elas pautas polêmicas que não têm o aval do governo. O líder do Democratas, deputado Mendonça Filho (PE), vai defender, por exemplo, a votação do piso salarial nacional para policiais e bombeiros (PECs 300/08 e 446/09) e do piso salarial nacional para os agentes de saúde (PL 7495/06).

"Acho que há espaço. Se o presidente está chamando para uma discussão e a gente conseguiu desobstruir a pauta de votação na Casa, evidentemente a gente vai ter a oportunidade de apreciar temas de interesse da própria sociedade", disse Filho.

Consenso

Zeca Ribeiro
Dep. Vicentinho
Vicentinho considera mais prudente a elaboração de uma pauta mais consensual.

Já o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), considera mais prudente a elaboração de uma pauta consensual. "A gente vai produzir muito mais do que com projetos que são polêmicos e sofrem obstruções. Por isso, o ideal, se a Câmara tiver essa sensibilidade, será escolher projetos que estão parados nas comissões e que podem ser uma grande resposta para o povo brasileiro", afirmou.

Entre as prioridades do PT, estão a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais (PEC 231/95) e a regulamentação dos direitos das empregadas domésticas (PLP 302/13). Na semana passada, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), argumentou que, se os líderes insistissem em temas polêmicos, o esforço concentrado seria frustrado.

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.