Política e Administração Pública

Oposição diz que até amanhã reúne assinaturas para CPI mista da Petrobras

01/04/2014 - 17:40  

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que a oposição vai reunir até amanhã as 171 assinaturas necessárias na Câmara para investigar a Petrobras. A intenção é juntar o apoio dos deputados ao de senadores e criar uma CPI Mista para apurar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal. A empresa foi comprada por mais de 1 bilhão de dólares, em uma operação considerada superfaturada pela oposição.

“Já temos um número considerável de assinaturas e a sinalização positiva de partidos da base como o PR e o PMDB. Temos convicção de que de hoje para amanhã vamos reunir as assinaturas necessárias para que a CPI da Petrobras se instale no âmbito do Congresso”, disse. O Senado já tem as assinaturas necessárias para uma comissão de senadores, mas os deputados também querem participar da investigação.

Já o governo promete uma ofensiva para que a CPI também investigue denúncias contra tucanos, especialmente sobre o escândalo do metrô de São Paulo. “Vamos trabalhar para discutir outros casos. O caso da Alstom, do metrô, que está sendo chamado de ‘trensalão’ precisa ser investigado. Vamos passar o Brasil a limpo”, disse o líder do PT, deputado Vicentinho (SP).

O líder do DEM disse que o governo quer “esculhambar” o processo. “O PT e o governo querem naufragar a CPI. Se quer discutir os cartéis no Brasil, não temos nada contra, mas que se faça isso em paralelo”, disse.

O líder do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR), disse que é contra misturar as denúncias do metrô com a Petrobras, mas disse que vai apoiar qualquer CPI que seja proposta. “Não aceitamos investigar só o metrô de São Paulo, mas temos de investigar as usinas e vendas de turbinas para o setor elétrico e todos os casos que envolve Alstom e Siemens”, disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.