Política e Administração Pública

Programação completa dos eventos desta terça (1º) sobre o golpe militar

28/03/2014 - 18:16  

  • 9h30 - Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, por requerimento da deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Durante a sessão, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, assinará o ato de instituição do "Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade".
  • Após a sessão solene, haverá a abertura da exposição "Instituições Mutiladas, Resistência e Reconstrução Democrática (1964-2014)", no corredor de acesso ao Plenário. A exposição apresenta um panorama sobre as instituições democráticas atingidas pelo governo autoritário instalado após o golpe, ao mesmo tempo em que destaca as diversas formas de resistência ao autoritarismo e de reconstrução da democracia que se manifestaram na sociedade civil. A exposição permanecerá aberta até 30 de abril.
  • 14h - Ato político de afirmação da democracia, das liberdades e das garantias públicas e individuais. Durante o evento, será reverenciada a memória dos que lutaram pela democracia. Na ocasião, será reinstalada a Subcomissão da Comissão de Direitos Humanos e Minorias denominada Comissão Parlamentar da Verdade. Criada em 2012, a subcomissão promoveu a devolução simbólica dos mandatos dos 173 deputados federais cassados pelo regime de exceção. O ato ocorrerá no Auditório Nereu Ramos.
  • 16h - "Ditadura Nunca Mais! - a Cultura e a Resistência ao Golpe" é o tema do círculo de leitura de textos teatrais produzidos no período da ditadura. Promovido pela Comissão de Cultura, o evento ocorrerá no Hall da Taquigrafia, com a presença dos músicos Raimundo Sodré, Márcia Short e Andréia Roseno.
  • 17h - Cerimônia de inauguração do busto do ex-deputado Rubens Paiva no Hall da Taquigrafia, em homenagem ao parlamentar torturado e assassinado pela ditadura.
  • 18h - Lançamento do livro "Perfis Parlamentares - Rubens Paiva", de Jason Tércio, produzido pelas Edições Câmara, no Foyer do Auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.