Política e Administração Pública

Cota privilegia negros ricos em detrimento de brancos pobres, diz deputado

26/03/2014 - 19:51  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Silvio Costa (PSC-PE)
Silvio Costa: questão racial não é mais importante do que a questão social no País.

O deputado Silvio Costa (PSC-PE) criticou o projeto de cotas para negros no serviço público (PL 6738/13), que está em análise no Plenário. Ele disse que a questão racial não é mais importante do que a questão social no País. “No sertão de Pernambuco, onde tem colonização holandesa, os brancos é que são pobres. E então os filhos dos negros ricos serão privilegiados em detrimento dos filhos dos brancos pobres”, criticou.

A maioria dos líderes, no entanto, defendeu o projeto. O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), que foi relator do texto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, lembrou que a desigualdade racial está presente até na Câmara. “Eu falo isso na condição de deputado negro que é, salvo engano, o primeiro negro a assumir a liderança de uma bancada”, disse.

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), lembrou que as cotas nas universidades públicas são uma experiência bem-sucedida. “A Unicamp fez uma pesquisa e constatou que os alunos que entraram nesse sistema tiveram desempenho melhor do que os não beneficiados”, afirmou.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6738/2013

Íntegra da proposta