Política e Administração Pública

Oposição quer convidar ex-diretor para explicar compra de refinaria pela Petrobras

Deputados do PSDB, PPS e DEM apresentaram sete requerimentos convidando o ex-diretor da estatal, Nestor Cerveró, a prestar esclarecimentos sobre a aquisição da refinaria de Pasadena (EUA).

25/03/2014 - 14:14   •   Atualizado em 25/03/2014 - 19:35

Gustavo Lima
Mendonça Filho
Mendonça Filho: compra da refinaria foi negócio lesivo à Petrobras e ao povo brasileiro.

O PSDB, o PPS e o DEM apresentaram, entre a semana passada e esta terça-feira (25), sete requerimentos convidando o ex-diretor financeiro da BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, Nestor Cerveró, a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre a operação de compra da refinaria de petróleo localizada na cidade de Pasadena, no estado do Texas (EUA). A refinaria foi adquirida pela Petrobras em 2006.

Os requerimentos foram apresentados nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; Finanças e Tributação; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. As três primeiras têm reunião marcada para a manhã desta quarta (26). Já a Comissão de Segurança Pública se reúne na quarta à tarde.

Caso
Cerveró era diretor da área internacional da Petrobras em 2006, quando a empresa comprou a refinaria. Teria sido ele o autor de um “resumo executivo” que embasou a decisão do conselho administrativo da estatal de aprovar a compra da refinaria por 360 milhões de dólares. O conselho era presidido, na época, pela então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Na semana passada, Dilma divulgou uma nota à imprensa, afirmando que o resumo executivo não continha informações sobre duas cláusulas contratuais que teriam prejudicado a Petrobras.

Explicação
Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a vinda do ex-diretor da Petrobras é importante para explicar a compra da refinaria e a participação da presidente Dilma Rousseff na operação. Segundo o deputado, a aquisição foi um “negócio altamente lesivo à Petrobras e, consequentemente, ao povo brasileiro”. Já o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), disse que a operação está cercada “de dúvidas e afirmações contraditórias entre ex-dirigentes da Petrobras e a própria presidente da República”.

Os requerimentos de Imbassahy e Mendonça Filho serão apreciados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O mesmo colegiado analisa outro que estende o convite ao ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, de autoria do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ).

A Comissão de Segurança Pública vai analisar o requerimento dos deputados Otavio Leite (PSDB-RJ) e Antonio Imbassahy. Na Comissão de Finanças e Tributação, os autores são os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), este último também autor do requerimento na Comissão de Relações Exteriores.

Reportagem – Janary Junior
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.