Política e Administração Pública

Congresso lança cartilha sobre campanha por mais mulheres na política

18/03/2014 - 21:50  

Viola Jr. - Câmara dos Deputados
Plataforma Mais Mulheres no Poder. O evento faz parte da programação do “Mês da Mulher” no Congresso Nacional – em comemorações do Dia Internacional da Mulher (08/03). Dep. Jô Moraes (PCdoB-ES)
Jô Moraes: a sociedade e os partidos devem se conscientizar de que, sendo maioria da população, as mulheres precisam ocupar mais espaço na política.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal lançaram nesta terça-feira (18) cartilha de campanha para que as mulheres ocupem mais espaço na política. A cartilha "Mais Mulheres na Política " tem por objetivo conscientizar a população e principalmente os políticos da importância de as mulheres ocuparem as cotas dos partidos e assumirem seus mandatos.

Desde 2010, a alteração na Lei de Cotas de Gênero (lei 12.034/09) obriga os partidos políticos a preencherem 30% das vagas com candidaturas femininas.

A coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), destacou que a sociedade e os partidos devem se conscientizar de que, sendo maioria da população, as mulheres precisam ocupar mais espaço na política. "Nós queremos que os espaços nos partidos políticos sejam ampliados. Que as mulheres possam ocupar espaços de poder nas executivas dos partidos políticos. Nós queremos que a estrutura dos partidos políticos favoreça as mulheres tais como: horários de reunião, até creche em convenções partidárias para que as mulheres possam participar."

A subsecretária de articulação institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Vera Soares, afirmou que ocupar mais lugar na política representa uma justiça com relação às mulheres. "As mulheres trazem a sua experiência, o seu olhar, a sua maneira de vida. E obviamente quem toma decisão, quem constrói as leis não pode excluir mais da metade da população."

A publicação é uma iniciativa conjunta do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da bancada feminina do Congresso Nacional.

Solene
Nesta quarta-feira (19), o Congresso Nacional reúne-se às 12 horas para a sessão solene de lançamento da campanha institucional "Mais Mulher na Política". O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello.

Bancada feminina
Na quinta-feira (20), a bancada feminina da Câmara se encontrará com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para discutir a cota eleitoral de gênero. O objetivo do grupo é assegurar uma participação mais igualitária de homens e mulheres no cenário político nacional.

A reunião será realizada às 10 horas, na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 275/2001

Íntegra da proposta