Política e Administração Pública

Comissão externa sobre Petrobras será formada na próxima semana

O presidente Henrique Eduardo Alves anunciou que a comissão externa para acompanhar a investigação de denúncias sobre propina a funcionários da Petrobras para conseguir contratos de locação de plataformas deverá ser constituída na semana que vem.

12/03/2014 - 21:19  

JBatista / Câmara dos Deputados
Presidente Henrique Eduardo Alves fala sobre a pauta da semana
Presidente diz que comissão não vai prejudicar a Petrobras.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta quarta-feira (12), que a comissão externa para acompanhar a investigação de denúncias de que a empresa SBM Offshore, com sede na Holanda, teria pago propina a funcionários da Petrobras para conseguir contratos de locação de plataformas, deverá ser formada na semana que vem.

Segundo o presidente, o líder do governo na Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), se comprometeu a entregar uma proposta de composição nos próximos dias para que, junto com parlamentares da oposição, seja elaborada “uma proposta consensual e profundamente responsável, porque também está em jogo a seriedade e a imagem do Legislativo”, declarou Alves.

Assista entrevista da TV Câmara com o presidente Henrique Alves sobre a criação da comissão.

Investigação no exterior
Alves lembrou que o colegiado também deverá desenvolver parte do seu trabalho no Brasil, junto a órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público, além da própria Petrobras. “Serão duas etapas, uma no Brasil e outra no Exterior”, disse.

O Plenário da Câmara aprovou ontem o requerimento da oposição para criação de uma comissão externa de deputados para ir à Holanda acompanhar a investigação de denúncias relacionadas à Petrobras. A aprovação ocorreu por 267 votos a 28 e 15 abstenções e contou com o apoio de quatro partidos da base aliada: PMDB, PR, PTB e PSC.

Segundo a oposição, há denúncias de que a empresa SBM Offshore, com sede na Holanda, teria pago propina a funcionários de petroleiras de diversos países, entre as quais a Petrobras, para conseguir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre os anos de 2005 e 2012.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta