Política e Administração Pública

Câmara espera quórum para abrir votações desta quarta

26/02/2014 - 13:19  

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse há pouco, em entrevista à imprensa, que vai manter a sessão plenária aberta até por volta de 14 horas para tentar alcançar o quórum de votação, de 257 deputados. Na pauta, o pedido de criação de uma comissão externa da Casa para investigar denúncias de recebimento de propina por funcionários da Petrobras, que ontem provocou polêmica em Plenário e acabou adiando as votações.

O requerimento, apresentado pela oposição, ganhou apoio do bloco informal liderado pelo PMDB e composto por outros partidos da base aliada ao governo.

Nesta quarta, a liderança do governo mobiliza os deputados fiéis ao Planalto para evitar o número mínimo de parlamentares para as votações.

O presidente Henrique Alves preferiu não entrar na polêmica sobre a criação da comissão externa. Disse que irá cumprir o regimento e colocar para votar o tema quando houver quórum. "No que depender de o regime ser cumprido, cumprirei. Vamos permanecer com painel aberto até 14 horas, 14h30, aguardando quórum." Até agora 235 deputados registraram presença.

Novo bloco
Henrique Alves voltou a afirmar que a formação de um bloco informal com vários partidos da base aliada é uma resposta à pauta que se mantém trancada na Câmara há meses por projetos com urgência constitucional requisitada pelo governo. Atualmente, são seis nessa situação.

"Esse bloco, pelo que sei, é para limpar a pauta e votar interesses da sociedade. Isso que todos querem porque nosso dever é legislar e não empurrar com a barriga."

Henrique Alves confirmou que, após o carnaval, colocará em pauta o marco civil da internet, primeiro da lista de propostas que trancam a pauta. O presidente destacou que, enquanto a pauta se mantém trancada, outros projetos importantes aguardam votação, como a regulamentação da emenda constitucional das domésticas e o projeto que acaba com o auto de resistência.

Reportagem - Ana Raquel Macedo
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.