Política e Administração Pública

Parlamento começa a mudar com Laboratório Hacker, diz Henrique Alves

Iniciativa é pioneira no Poder Legislativo em todo o mundo e, entre outras atividades, vai monitorar a presença da Câmara dos Deputados nas redes sociais.

19/02/2014 - 17:25  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, visita o Laboratório Hacker
O Laboratório Hacker é espaço aberto para programadores e desenvolvedores de informática que trabalham com software livre.

Em uma reunião informal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, conheceu, nesta quarta-feira, o local de onde devem surgir novas ideias de aplicativos e sistemas digitais para ampliar a transparência do trabalho legislativo.

O Laboratório Hacker, espaço aberto para programadores e desenvolvedores de informática que trabalham com software livre, foi inaugurado hoje pela manhã na Câmara.

“Isto não existe em nenhum lugar do mundo”, afirmou o hacker Pedro Markun, em relação à iniciativa da Câmara. Ele é um dos dez ativistas que vão usar o laboratório como base para criações para ampliar a compreensão da sociedade do processo legislativo.

Revolução pelas ideias
“Este Parlamento brasileiro começa a mudar aqui. É a revolução pelas ideias e pela comunicação”, escreveu Alves no mural do laboratório. Na próxima terça-feira (25), o presidente irá apresentar o laboratório aos líderes partidários, logo antes da reunião de liderança para fechar a pauta da semana.

Duas licitações aprovadas na reunião da Mesa Diretora hoje pela manhã devem ajudar na proposta do Laboratório Hacker, segundo Alves. A primeira é para um monitoramento constante de um instituto de pesquisa para analisar a Câmara. Já a segunda é para analisar a presença da Casa nas redes sociais. “Quanto mais dados abertos pudermos oferecer, melhor. A Casa não tem o que temer”, afirmou.

G20 parlamentar
Alves propôs aos desenvolvedores fazer em 2014 uma maratona hacker, o segundo Hackathon com participantes dos diferentes países que virão para o G20 parlamentar em agosto em Brasília.

O evento reúne os presidentes dos Poderes Legislativos das 20 maiores economias mundiais, além de Colômbia e Espanha como convidados.

Neutralidade da internet
Markun também pediu para Alves a manutenção da neutralidade da rede dentro do Marco Civil da Internet (PL 2126/11, do Executivo). Esse é uma das principais polêmicas do projeto que começou a ser discutido hoje no Plenário.

Transparência no Parlamento
A criação do Laboratório Hacker foi aprovada pelo Plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência.

O laboratório dá continuidade à experiência do Hackathon, a primeira maratona hacker promovida pela Câmara, no ano passado, para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.