Política e Administração Pública

Oposição critica MP da Bolívia; governo admite que não há tempo para votar

05/02/2014 - 17:37  

Enquanto a oposição criticou a Medida Provisória 625/13, que libera R$ 60 milhões para o conserto de equipamentos de geração de energia a serem doados à Bolívia, o governo admitiu que não há mais tempo para que ela seja votada, já que a medida perde a vigência na próxima terça-feira. O Plenário deve retirar a MP de pauta.

Os deputados do PSDB criticaram o fato de o governo doar dinheiro para a infraestrutura da Bolívia enquanto tem de lidar com o apagão aqui no Brasil. “Temos apagão no País, essa contabilidade criativa que ameaça a classificação de risco do País”, reclamou o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o governo deveria investir na infraestrutura nacional. “Temos incompetência na gestão da política energética do Brasil, e o governo doa uma usina termelétrica e R$ 60 milhões para um país que causou prejuízo ao Brasil quando estatizou a Petrobras que atuava lá”, disse.

Rapidez
Já o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) criticou o fato de os recursos para a seca no País ficarem retidos, enquanto o governo liberou com rapidez o dinheiro para a Bolívia.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) disse que o partido também concorda com a retirada de pauta. “Essa medida vence semana que vem, não tem sentido votá-la”, afirmou.

Coube ao relator da proposta na Comissão Mista de Orçamento, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), defender a medida. “É uma MP estratégica, para fortalecer os laços com a comunidade andina”, disse.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 625/2013

Íntegra da proposta