Política e Administração Pública

Deputado Domingos Sávio é o novo líder da Minoria

04/02/2014 - 18:57  

Dep. Domingos Sávio (PSDB-MG)
Sávio: Queremos mudanças radicais e a oposição é fundamental para a grande parte da população que também quer.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) assumiu nesta terça-feira (4) a liderança da Minoria, substituindo o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

A vaga de líder de bancada permitirá ao parlamentar utilizar a palavra no plenário da Câmara para debater projetos do governo e do Congresso Nacional. Sávio também terá a prerrogativa de fazer uso da palavra em qualquer comissão temática da Casa.

A liderança da Minoria é ocupada pelo maior partido ou bloco parlamentar em oposição ao pensamento da Maioria sobre o governo federal (Poder Executivo). Assim, se a Maioria é favorável ao governo, a Minoria será o maior partido entre aqueles contrários ao entendimento do Governo.

Domingos Sávio ressaltou a importância de dar força ao trabalho dos partidos da oposição com reuniões regulares com o PPS, DEM, Solidariedade e PSDB. “Queremos mudanças radicais e a oposição é fundamental para a grande parte da população que também quer.”

Segundo Sávio, a oposição tem o dever de fiscalizar e denunciar todos os abusos e erros cometidos pelo governo. “Tenho consciência que a oposição representa uma grande parcela, que só cresce, da população querendo mudanças radicais. Saibam que nós também queremos tudo diferente e não compactuamos em nada com o governo Dilma”, afirmou Domingos.

Atuação parlamentar
Além de líder da Minoria, Domingos Sávio continuará como coordenador da bancada tucana na Comissão Mista de Orçamento no Congresso.

Um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988, Sávio é formado em medicina veterinária, mas se dedica com exclusividade à vida pública desde 1992 no município de Divinópolis, MG, como vereador; em 1994 foi eleito presidente da Câmara e prefeito da cidade em 1996.

Em 2002, foi eleito deputado estadual e, nas eleições de 2006, dobrou sua votação obtendo quase 100 mil votos. Logo que assumiu, Domingos Sávio chamou a atenção por ser o autor da proposta de fim do sigilo bancário para políticos detentores de cargos eletivos em Minas. Além disso, abriu seu próprio sigilo bancário e patrimonial, como um manifesto em favor da transparência e da ética.

Eleito deputado federal nas eleições de 2010, recebeu a expressiva votação de 143.113 votos, um dos deputados mais bem votados de Minas Gerais. Neste ano, reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso, foi nomeado vice-líder do PSDB na Câmara e coordenador da bancada em uma das mais importantes comissões do Congresso, a Comissão Mista de Orçamento.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.