Política e Administração Pública

Mendonça Filho assume liderança do Democratas

04/02/2014 - 10:59  

Gustavo Lima
Mendonça Filho
Mendonça Filho: críticas ao governo pelo excesso de MPs e projetos com urgência.

Em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) é o novo líder do Democratas. Formado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco, o parlamentar já foi deputado estadual e vice-governador de Pernambuco. Ele chegou a assumir o governo do estado em abril de 2006, quando Jarbas Vasconcelos deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado.

O líder começou o mandato criticando a postura do governo que, segundo ele, tranca a pauta da Câmara com quatro projetos em urgência constitucional e mais de 10 medidas provisórias. “Existe uma enorme diferença entre o discurso do governo, os compromissos assumidos na campanha e a realidade do povo brasileiro. O grande clamor popular que existe hoje no Brasil é em relação ao transporte público de qualidade, investimento no sistema metroviário, áreas de segurança pública, educação e saúde”, disse.

Mendonça Filho destacou duas propostas que considera prioritárias este ano: o projeto que define um piso nacional para os agentes comunitários de saúde (Projeto de Lei 7495/06) e o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para os projetos da área. “Educação no Brasil é instrumento de transformação social”, argumentou.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta