Política e Administração Pública

Presidente do Senado espera concluir hoje votação da PEC do Voto Aberto

Texto já aprovado pela Câmara dos Deputados, agora em análise no Senado, acaba com todas as votações secretas no Poder Legislativo, em todas as esferas de poder.

19/11/2013 - 13:53  

O presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou que a Casa deve concluir na tarde de hoje a votação da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 349/01). A PEC, já aprovada pela Câmara, acaba com todas as votações secretas no Legislativo, incluindo Senado, Câmara, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores.

O Senado já aprovou a matéria em primeiro turno. Mas, por se tratar de mudança na Constituição, a proposta ainda precisa ser aprovada em mais uma votação, com pelo menos 49 votos favoráveis.

A abertura total dos votos no Legislativo, no entanto, ainda não é consenso entre os senadores. E, por isso, está prevista a votação de três itens em separado, os chamados destaques, com possibilidade de mudanças no texto. Entre elas, a que permite o voto aberto para cassação de mandatos parlamentares, mas não para outras questões, como a eleições de dirigentes e votação de autoridades pelo Senado.

Apesar da polêmica, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a votação será concluída. “Nós vamos hoje concluir a votação do voto aberto. Se não houver alguma orientação diferente de liderança partidária, nós vamos votar os destaques. Vota o texto, ressalvados os destaques. Depois, concluiremos a apreciação da matéria”, afirmou.

Cassação
Na Câmara, está pronta para votação uma outra Proposta de Emenda à Constituição (PEC 196/12) que prevê o voto aberto, mas apenas para processos de cassação de parlamentares. O texto, já aprovado no Senado, ainda precisa ser votado em dois turnos no Plenário da Câmara.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, já disse que, sem a promulgação do voto aberto, não vai mais colocar em votação processos de cassação com voto secreto.

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 349/2001

Íntegra da proposta