Política e Administração Pública

Após pedido de aposentadoria, Genoíno será avaliado por junta médica da Câmara

Assim que for homologada a aposentadoria, se for o caso, o suplente, Hélcio Silva, poderá assumir o mandato.

05/09/2013 - 17:06   •   Atualizado em 05/09/2013 - 17:09

O deputado José Genoíno (PT-SP) entrou na quarta-feira (4) com pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara. O pedido foi feito com base em um laudo médico assinado pelo cardiologista Roberto Kalil, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), relatando o histórico de saúde do deputado.

Genoíno será avaliado por uma junta médica da Câmara, ainda sem data definida, que analisará se ele tem alguma doença listada no rol de enfermidades passíveis de aposentadoria. Confirmada a invalidez, ele será aposentado com o salário integral de deputado federal, atualmente de R$ 26.723,13 (valor bruto).

Caso a junta médica confirme a aposentadoria por invalidez antes da sentença final do Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou à prisão em regime semiaberto, Genoíno manteria a aposentadoria, já que não terá mais mandato parlamentar a ser cassado.

José Genoíno, presidente do PT na época do mensalão, foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. No último dia 28, o STF confirmou, por unanimidade, a pena.

Possível substituto
O possível substituto de José Genoíno seria Hélcio Silva (PT-SP), eleito quarto suplente da coligação na qual o PT disputou as últimas eleições no estado de São Paulo. O segundo e o terceiro suplentes, Francisco Chagas (PT) e Iara Bernardi (PT), respectivamente, já assumiram mandatos na Câmara devido ao licenciamento de deputados paulistas. Hélcio Silva atualmente é vice-prefeito da cidade de Mauá (SP).

Doença
No dia 24 de julho, Genoíno foi diagnosticado com uma dissecção da aorta (quando uma ou mais das três camadas da artéria se rompem forçando uma hemorragia interna) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

No hospital, ele sofreu uma isquemia cerebral leve - obstrução da circulação sanguínea no cérebro – e teve alta em 19 de agosto. Genoíno está de licença médica da Câmara até 19 de setembro.

Legislaturas
O parlamentar, em sua sétima legislatura, já havia se aposentado por tempo de serviço na Câmara. O benefício, no valor de R$ 20.004,16 (valor bruto), porém, era proporcional ao período de atuação legislativa.

Quando retornou à Câmara, no início do ano, Genoíno teve a aposentadoria suspensa - a legislação proíbe o acúmulo do benefício com o subsídio parlamentar. Se o pedido de aposentadoria por invalidez for homologado, a anterior será suspensa e ele receberá apenas o salário integral de parlamentar.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.