Política e Administração Pública

Suplente de Donadon assume mandato e diz que lutará pela aprovação do voto aberto nas cassações

29/08/2013 - 15:24   •   Atualizado em 29/08/2013 - 20:03

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Solenidade de posse de Amir Lando (PMDB-RO)
Amir Lando assumiu o mandato no lugar do deputado afastado Natan Donadon.

O suplente do deputado afastado Natan Donadon, Amir Lando (PMDB-RO), assumiu nesta quinta-feira o mandato parlamentar pelo tempo restante até o fim desta legislatura, em 1º fevereiro de 2015.

Questionado se ele não estaria enfrentando o risco de não ficar muito tempo no mandato por assumir no lugar de um deputado preso, cujo pedido de cassação foi rejeitado ontem pelo Plenário, Lando disse que vai exercer o mandato como qualquer outro parlamentar, executando-o da melhor forma possível.

“Eu vou lutar por Rondônia, pelo País e pelas mudanças que o povo quer”, disse Lando, citando como exemplo dessas mudanças a luta pelo voto aberto nas votações de cassação de mandatos.

Convocação
Amir Lando foi convocado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, já que Donadon não poderá exercer as atribuições do mandato. “Devido ao fato de o parlamentar cumprir pena de privação de liberdade em regime fechado, considero-o afastado do exercício de seu mandato", disse Alves nesta quarta, logo após a votação que manteve o mandato de Natan Donadon. "Convoco o suplente para exercer o mandato em caráter de substituição durante o tempo em que permanecer o impedimento do titular”, afirmou.

O presidente da Câmara pediu pressa à comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 196/12) que acaba com o voto secreto no caso de cassação de parlamentares. A comissão fez nesta terça a primeira reunião de trabalho. O relator da PEC, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), disse que a intenção é votar a proposta na comissão em 1º de outubro.

Reportagem – Renata Tôrres
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.