Política e Administração Pública

Bancada Feminina propõe ao TSE campanha para filiação de mulheres

21/08/2013 - 23:30  

A coordenadoria da bancada feminina e as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado Federal entregaram à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, na tarde desta terça-feira (21), uma proposta de campanha de filiação suprapartidária de mulheres, que deverá ser lançada no mês de setembro.

O objetivo das parlamentares é aumentar a participação feminina nos partidos políticos e conscientizar dirigentes partidários da importância do lançamento de candidatas mulheres às eleições de 2014, não apenas para preencher a cota de 30% determinada pela Lei 12.034/09.

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% em relação ao número de cadeiras na Câmara dos Deputados. No mesmo ano, para o Senado Federal, foram eleitas 7 senadoras e 47 senadores, ocupando apenas 12,96% das vagas disponíveis no pleito.

A proposta de campanha foi elaborada pelas deputadas Rosane Ferreira (PV-PR) e Sandra Rosado (PSB-RN) e contempla diferentes ações de comunicação que serão realizadas em parceria com o TSE e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.