Política e Administração Pública

CCJ inaugura sistema eletrônico de presença

07/08/2013 - 08:53  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Mesa da CCJ
Comissão de Constituição e Justiça: até novembro, o sistema de votação também será eletrônico.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara inaugura hoje, durante reunião ordinária, o sistema para registro eletrônico de presença dos deputados. Será a primeira comissão da Câmara com painel eletrônico, por ter o maior número de integrantes. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, deverá participar do lançamento, marcado para as 10 horas.

Os benefícios do sistema são tornar mais ágil o registro de presença e eliminar possíveis erros e exigências de conferência e controle posteriores, garantindo mais segurança e transparência ao processo de votações. O registro de presença será publicado na Internet após o final da reunião, como já ocorre com as votações no Plenário Ulysses Guimarães.

O projeto será dividido em três módulos. No primeiro módulo, a presença será registrada por autenticação biométrica, feita em um terminal instalado na entrada da comissão, e apontada a seguir no painel eletrônico. Até novembro, deverá ser ativado o módulo para votação e, em 2014, o de eleição.

A primeira fase do projeto não terá custo, pois haverá um remanejamento de equipamentos utilizados em outros setores da Casa. O sistema faz parte da Gestão Estratégica da Câmara, cujo objetivo é ampliar a transparência das atividades e das informações da Casa.

Da Redação/DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.