Política e Administração Pública

Requerimento vira "termômetro" para indicar texto dos royalties que será aprovado

10/07/2013 - 20:42   •   Atualizado em 10/07/2013 - 20:48

Os deputados admitem que a votação do requerimento para análise artigo por artigo será uma antecipação da votação do projeto que destina os royalties do petróleo para a educação e para saúde (PL 323/07).

O relator do projeto da Câmara, deputado André Figueiredo (CE), reconheceu que, se prevalecer a votação artigo por artigo, o texto da Câmara poderá ser derrotado. PSDB, PSD, DEM, PSB, PDT, PPS, PV, PRB, Psol, PMN e PEN acompanharam o relator e orientaram contra a votação artigo por artigo do projeto do Senado.

Esses partidos querem restabelecer o texto da Câmara, que prevê 50% do total de recursos do Fundo Social do pré-sal direcionados para saúde e educação.

Já o governo, favorável ao requerimento, defende o texto do Senado, que garante para as áreas de educação e saúde 50% dos rendimentos do fundo, além de metade dos royalties do pré-sal.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), admitiu que a votação nominal vai permitir a "aferição do Plenário". PT, PMDB, PR, PTdoB, PRP, PP, PTB e PSC ficaram favoráveis ao governo, defendendo a votação artigo por artigo.

Continue acompanhando a cobertura das votações no Plenário.

Assista ao vivo

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 323/2007

Íntegra da proposta