Política e Administração Pública

Alves: Legislativo e Executivo concordam com plebiscito sobre reforma política

25/06/2013 - 19:49  

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou há pouco que houve um entendimento entre o Executivo e o Legislativo para que seja feito um plebiscito sobre a reforma política. “A ideia é consultar a sociedade sobre os pontos polêmicos da reforma”, disse Alves após participar de reunião no Palácio do Planalto com a presidente da República, Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Alves não quis antecipar quais seriam esses pontos e disse que a própria presidente da República, Dilma Rousseff, iria fazer sugestões assim como os deputados e senadores e, após a consulta à sociedade, os temas aprovados seriam votados em projetos de lei ou propostas de emenda à Constituição.

Esse formato foi uma sugestão do vice-presidente Michel Temer, que contou com o apoio dos demais participantes da reunião no gabinete presidencial.

Entre outros, são pontos polêmicos da reforma política: financiamento público de campanha, voto distrital, votos em listas fechadas, coincidência de mandatos para os poderes Executivo e Legislativo.

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.