Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Política > Chinaglia: PEC 37 será rejeitada e projeto de lei regulará investigação
25/06/2013 - 15h19

Chinaglia: PEC 37 será rejeitada e projeto de lei regulará investigação

Na avaliação do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a PEC 37, que regulamenta as investigações criminais, será rejeitada e devem ser apensados ao texto dois projetos de lei que ganharão caráter de urgência: um da deputada Marina Santana (PT-GO) e outro do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). O objetivo desses textos será definir claramente o papel do Ministério Público (MP) na investigação criminal, mas em legislação infraconstitucional.

Chinaglia afirmou, no entanto, que a eventual aprovação desses projetos, não anulará o problema anterior, que é a regulamentação do papel do MP na investigação à luz da Constituição. Para o deputado, é na Carta Magna que está a disputa de interpretação sobre o assunto, já que se acumulam Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) quando há atuação do MP.

Segundo o líder, para a plena regulação constitucional sobre a investigação do MP seria necessária uma PEC, mas as manifestações transformaram a PEC 37 em sinônimo de “péssima iniciativa”.

Constituinte
Sobre a instalação de constituinte para fazer a reforma política, Arlindo Chinaglia afirmou que a presidente, governadores e prefeitos produziram um diagnóstico de crise de representatividade e a presidente caminhou no sentido da “radicalidade democrática” com a possibilidade de um plebiscito sobre o assunto. Segundo ele, é claro que esse diagnóstico foi produzido sob a influência de manifestações populares.

Questionado se a proposta da presidente não seria autoritária, o líder do governo afirmou seria “muito inocente” não saber que cabe ao Congresso deliberar sobre o assunto. Ele lembrou que outros plebiscitos também foram debatidos nas casas legislativas.

Tempo real:

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Marcos | 30/06/2013 - 18h15
Sobre a rejeição da Pec 37, o jornal O Estado de São Paulo veiculou hoje(30/06) em seu editorial um brilhante e imparcial artigo que todos os brasileiros deveriam ler e refletir antes de se manifestarem.
Neto | 25/06/2013 - 18h57
Não iremos descansar enquanto vocês quiserem controlar o poder de investigar, pois deixar na mão da policia é deixar na mão dos políticos (GOVERNADORES e PRESIDENTE) ou seja é deixar na mão de vocês e é justamente isso que o povo não quer vocês no controle de nada.
Luiz | 25/06/2013 - 16h26
Se o Brasil fosse um país sério, esta PEC da Impunidade e da Corrupção (PEC 37) nem teria sido posta em votação. Nós, cidadãos brasileiros, aguardamos com ansiedade a rejeição unânime desta amaldiçoada PEC 37!
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal