Política e Administração Pública

Líder do PMDB defende reforma tributária junto com a política

25/06/2013 - 12:48  

O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), disse há pouco que é favorável a uma assembleia constituinte para a reforma política, como proposto pela presidente Dilma Rousseff ontem, desde que a reforma tributária também seja discutida. Segundo ele, essa é uma posição pessoal e não do partido.

“Quando se discute sistema político, se discute tudo, sistema de governo como parlamentarismo ou presidencialismo. Vai discutir se tem ou não tem reeleição, vai discutir tamanho de mandato. Vai ser uma discussão do modelo político do Brasil”, afirmou.

Segundo ele, atualmente o Legislativo não consegue discutir nem a reforma política nem a tributária porque elas mexem com muitos interesses. “Na reforma política todo mundo pensa de acordo com sua convicção pessoal, com seu interesse eleitoral. E na reforma tributária todo mundo pensa de acordo com seu ente”, disse Cunha.

O líder do PMDB acredita que a pauta de votação de hoje seja focada na destinação dos royalties do petróleo para educação (PL 5500/13), na nova distribuição do Fundo de Participação dos Estados, o FPE (PLP 288/13), e na Medida Provisória 611/13, que concede crédito extraordinário de R$ 3,96 bilhões aos ministérios das Comunicações. “Fora disso, não tem muito o que se falar hoje. Isso já vai consumir o dia de hoje e também o de amanhã.”

PEC 37
Eduardo Cunha disse que vai liberar a bancada para a votação da PEC 37/11. Ele disse que haverá reunião do partido esta tarde para ouvir parlamentares contra e a favor da proposta, mas adiantou que “cada um vai votar de acordo com a sua consciência”. O texto estava previsto para ser votado amanhã, mas a votação foi adiada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.