Política e Administração Pública

Plenário debaterá em julho a situação do transporte público no País

Comissão geral ocorreria no próximo dia 26 de junho, mas foi adiada para 3 de julho.

18/06/2013 - 17:40   •   Atualizado em 21/06/2013 - 19:30

Rodolfo Stuckert
1º vice-presidente Andre Vargas, no exercício da presidência, em entrevista coletiva
Andre Vargas: “É hora de reflexão, de aprender com os movimentos e ver o que é possível fazer no Parlamento."

O presidente em exercício da Câmara, deputado Andre Vargas (PT-PR), disse que o Plenário realizará uma comissão geral para discutir uma política de transporte público no Brasil. O presidente lembrou que esse é um dos itens da pauta de reivindicações das manifestações que ocorreram em diversas capitais nos últimos dias e que a comissão geral é uma forma de o Parlamento ouvir as demandas da sociedade.

“É hora de reflexão, de aprender com os movimentos e ver o que é possível fazer no Parlamento para atender às cobranças. O protesto é contra o status quo, não só contra políticos, mas devemos estar atentos e sintonizados com nosso patrão, que é o povo brasileiro”, declarou Vargas.

O presidente em exercício lembrou que o preço das tarifas do transporte público foi o que motivou as primeiras manifestações, mas disse que outros temas poderão ser debatidos, já que a comissão geral permite um debate mais amplo.

PEC 37
Andre Vargas também defendeu o adiamento para o segundo semestre da votação da PEC 37, que torna a investigação criminal exclusiva da polícia. Para ele, está em curso um debate entre delegados e Ministério Público, mas a sociedade também precisa se manifestar.

O deputado disse que o PT ainda não tem opinião definida sobre a proposta. “Antes mesmo do protesto [desta segunda-feira, que também foi contra a PEC], já tinha a opinião que a PEC 37 tinha de ser votada no segundo semestre porque há possibilidade de entendimento entre as partes”, disse Vargas. O presidente Henrique Eduardo Alves, no entanto, marcou a votação para 26 de junho.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 37/2011

Íntegra da proposta