Política e Administração Pública

Ângelo Agnolin é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico

06/03/2013 - 11:25  

Arquivo/ Alexandra Martins
Ângelo Agnolin
Agnolin está na política há 10 anos e na Câmara há 2.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio acaba de eleger, por unanimidade, o deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO), como o presidente do colegiado para este ano. O deputado Marcelo Matos (PDT-RJ) foi escolhido como 1º vice-presidente e a deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) como 2ª vice.

Perfil
Nascido em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, o empresário Ângelo Agnolin, de 56 anos, começou na política em 1993, como vereador em Gurupi, no Tocantins. Foi Secretário da Indústria, Comércio e Turismo do Estado por duas vezes exatamente na área abarcada pela comissão que passa a presidir. Exerceu mandatos de deputado estadual por três vezes também no Tocantins. Formado em Direito pela Universidade Regional de Gurupi, está atualmente no primeiro mandado como deputado federal.

O novo presidente afirmou que, apesar de o País ter avançado na área social, o desafio maior que tem agora é encontrar mecanismos para recuperar a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o PIB é composto, principalmente, pelas atividades do setor de serviços. Segundo Agnolin, o Brasil vive atualmente um momento de desindustrialização. “Este é o enfoque que quero dar na comissão”, reforçou.

Em termos de capacitação de trabalhadores, disse ainda o presidente, o Brasil evoluiu com programas como o Pronatec. “Mesmo com o pleno emprego, precisamos descobrir um caminho para sermos mais competitivos”, afirmou.

Reportagem- Murilo Souza
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.