Política e Administração Pública

Líderes propõem desmembrar apenas Comissão de Educação e Cultura

26/02/2013 - 15:18  

Rodolfo Stuckert
Entrevista com o Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Henrique Eduardo Alves.
Alves: hoje, na comissão, 90% dos projetos são de educação.

Os líderes partidários decidiram nesta terça-feira (26) apresentar um projeto de resolução, já acatado pela Mesa Diretora, para desmembrar, por enquanto, apenas a Comissão de Educação e Cultura, criando um colegiado específico para cada um dos temas. “A cultura é a prima pobre dessa relação. Se formos verificar os projetos votados, na atual comissão, 90% são de educação e 10% de cultura. Entendemos que agora devemos fortalecer a cultura do País”, afirmou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, após participar de reunião do Colégio de Líderes. Com isso, se o Plenário aprovar a medida, subirá de 20 para 21 o número de comissões permanentes na Casa.

Diferentemente do que havia sido cogitado anteriormente, os líderes decidiram apoiar a manutenção, no momento, da atual estrutura das comissões de Turismo e Desporto; e de Seguridade Social e Família. No caso de Turismo e Desporto, Henrique Alves disse ter sido procurado pelos integrantes do colegiado, que argumentaram que a comissão vem realizando ações conjuntas com sucesso, em relação, por exemplo, à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Seguridade Social e Família
Já a Comissão de Seguridade Social e Família, explicou o presidente, deve manter sua estrutura em razão de os temas serem próximos, “o que implicaria a criação de comissões especiais” para analisar uma proposta de competência das duas áreas.

Para o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), a decisão de preservar a comissão é "tendenciosa e oportunista" e atende apenas aos interesses do governo. O parlamentar defende a divisão do colegiado em Comissão de Saúde; e Comissão de Seguridade Social. A saúde, ressaltou o líder, é um tema urgente e merece atenção da Câmara.

Um possível desmembramento do colegiado pode ser novamente discutido no próximo ano, como informou o líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE).

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.