Política e Administração Pública

Blogueira Yoani Sánchez defende liberdade de expressão em Cuba

20/02/2013 - 17:00  

Alexandra Martins
Exibição do documentário
Yoani: "Cuba não é uma ideologia. Cuba é plural, diversa, com muitas cores."

A blogueira cubana Yoani Sánchez disse, nesta quarta-feira, em debate na Câmara, que sonha com o dia em que haverá liberdade de expressão em Cuba. Autora do blog Generación Y, de críticas ao regime cubano, Yoani disse que não esperava que sua página na internet, com textos sobre sua família e seus conterrâneos, resultasse em vigilância policial e na impossibilidade de sair de seu país.

"Cuba não é uma ideologia. Cuba é plural, diversa, com muitas cores. Lutamos para que, nessa Cuba plural, as pessoas se manifestem. O Parlamento do meu país nunca disse não a uma lei, nunca viu um debate como aqui, em que há diferentes opiniões", disse Yoani.

A blogueira participou de uma reunião promovida por iniciativa do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ). Na ocasião, foi exibido o documentário "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta brasileiro Dado Galvão. O filme trata das restrições à liberdade de expressão em diferentes países e tem Yoani Sánchez como entrevistada. Um trecho de 11 minutos deveria ter sido exibido na Bahia na segunda-feira (18), mas a apresentação foi suspensa devido a manifestações de simpatizantes do regime dos irmãos Raúl e Fidel Castro.

"O documentário revela o que vem acontecendo em Cuba, o que não é de hoje. Não aceitamos que o ser humano possa, nesta etapa civilizatória, conviver com cerceamentos, opressões. A democracia é um desafio permanente", disse Otavio Leite.

Embargo americano
A viagem da blogueira, no entendimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), um dos organizadores da visita, constitui um passo importante para que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Congresso americano tomem as medidas necessárias para acabar com o embargo norte-americano a Cuba.

Yoani Sánchez também defendeu o fim do embargo, por considerar que o mecanismo não funcionou como método de pressão ao regime castrista. "Também quero que o embargo termine, para ver como o governo cubano vai explicar seu fracasso", disse ela no debate, em resposta ao deputado Glauber Braga (PSB-RJ).

A blogueira também se posicionou contrariamente à base de Guantánamo, em território cubano, onde os Estados Unidos detêm prisioneiros terroristas: "Sou uma civilista. Não posso estar de acordo."

Glauber Braga reclamou também que outros parlamentares estavam usando politicamente sua visita ao Brasil. "Muitos se utilizam desse momento como palanque, inclusive aqueles que são responsáveis pela concentração das terras e da riqueza. É muito ruim que a coisa descambe para esse lado."

Viagem tumultuada
Yoani Sánchez está no Brasil desde segunda-feira e fica até sábado (23), quando seguirá em um périplo por mais nove países. Esta é a primeira vez em que ela deixa Cuba, depois de seis anos à espera de um visto, obtido depois da reforma migratória implantada na ilha em janeiro deste ano.

Segundo Yoani, a viagem se viabilizou com a ajuda de outros blogueiros e da Anistia Internacional. "Estou aqui graças à solidariedade de muitas pessoas pequenas como eu."

A passagem da blogueira pelo Brasil tem sido tumultuada e, na Câmara, não foi diferente. Simpatizantes de esquerda se manifestaram ruidosamente contra a visita de Yoani. Do lado de fora do Plenário 1, onde se deu a reunião desta quarta, os que protestavam contra a blogueira a chamavam de “mercenária”.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araujo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.