Política e Administração Pública

CPI poderá investigar possível manipulação de pesquisas nas eleições de 2012

07/02/2013 - 18:43  

Arquivo/ Beto Oliveira
André Figueiredo
Figueiredo: o Ibope é investigado no Paraná e que a Vox Populi é investigada em Belém (PA).

A Câmara analisa o Projeto de Resolução 157/12, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que institui comissão parlamentar de inquérito para investigar possíveis manipulações de prognósticos publicados pelos institutos de pesquisa para as eleições de 2012.

O parlamentar argumenta que houve muitas divergências dos números com os resultados obtidos nas urnas nas eleições para prefeito.

O autor ressalta que na disputa pela prefeitura de Curitiba (PR), por exemplo, a pesquisa errou até quem iria para o segundo turno. “Segundo a pesquisa eleitoral divulgada, estimava-se que haveria segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% dos votos válidos, e Luciano Ducci, atual prefeito e candidato a reeleição, do PSB, com 29%. Contudo, com a apuração oficial do TSE, Gustavo Fruet (PDT), que aparecia em terceiro lugar, com 24%, foi para o segundo turno”, observa.

Figueiredo lembra que o Ibope é investigado no Paraná e que a Vox Populi é investigada em Belém (PA). Portanto, segundo o parlamentar, “a Câmara não pode ficar inerte diante de tantos fatos escabrosos”.

De acordo com a proposta, a comissão será composta de 23 membros titulares e 23 suplentes e terá o prazo de 120 dias, prorrogável até a metade, para conclusão dos seus trabalhos. As despesas correrão por conta dos recursos do orçamento da Câmara.

Tramitação
Antes de ir a Plenário, o projeto será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito).

Reportagem - Oscar Telles
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta