Política e Administração Pública

Partidos criam três blocos parlamentares para eleição da Mesa

01/02/2013 - 13:04   •   Atualizado em 01/02/2013 - 14:25

Três blocos parlamentares foram registrados nesta sexta-feira (1º) para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, que será realizada na segunda-feira (4):

  • PT-PSDB-PSD-PP-DEM;
  • PR-PTdoB-PRP-PHS-PTC-PSL-PRTB;
  • PTB-PV-PPS-PRB.

O PMDB, o PSC e o PDT não entraram em nenhum bloco. O PCdoB e PSB tentaram formar um bloco, mas perderam o prazo, que se encerrou ao meio-dia desta sexta-feira.

A formação de blocos partidários altera a distribuição dos cargos da Mesa, que é feita de acordo com a proporcionalidade partidária.

Os líderes dos partidos em bloco perdem algumas prerrogativas em plenário para o líder que representa todo o grupo. Os blocos, no entanto, podem ser desfeitos a qualquer instante, e a única restrição é que os partidos que dissolveram o bloco não podem se coligar novamente no ano de 2013.

Divisão dos cargos
Os líderes partidários se reúnem às 15 horas de hoje para definir os cargos a que seus partidos pretendem concorrer na eleição da Mesa Diretora. A reunião ocorrerá no gabinete da Presidência da Câmara.

Após a reunião, os candidatos poderão registrar suas candidaturas, seja o candidato oficial indicado pelo partido ou eventuais candidaturas avulsas de outros deputados do mesmo partido.

O prazo para apresentação de candidaturas à Presidência da Câmara termina no domingo (3), às 22 horas. Até o momento, quatro deputados lançaram suas candidaturas: Chico Alencar (Psol-RJ), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES).

A eleição para a Mesa ocorrerá às 10 horas de segunda-feira. Além do presidente, serão eleitos o 1º e o 2º vice-presidentes, os ocupantes das quatro secretarias e quatro suplentes.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.