Política e Administração Pública

Deputados concluem homenagem a cassados pelo regime militar

06/12/2012 - 19:29  

O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), se emocionou ao agradecer pela devolução simbólica do mandato de seu pai, Aluizio Alves, cassado em 1969. “Estou recebendo esse diploma em nome do meu pai, cassado há 43 anos. E era para cassar mesmo; só assim calariam aqueles que não se amedrontavam para defender a vontade do povo”, disse.

Para ele, ver o nome do pai no painel eletrônico do Plenário o fez relembrar a época em que seus tios também foram cassados. “Hoje, este painel reconstrói a dignidade e a vida pública, a honra, e a coragem, de homens e mulheres brasileiros”, disse.

A sessão solene de devolução simbólica dos mandatos cassados pela ditadura foi encerrada há pouco.

Dignidade
O deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) lembrou que a data da solenidade marcou também a morte do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar. “Esta homenagem resgata a dignidade do Parlamento, vítima de um ato que queria legitimar o poder político de um governo que não tinha direito de estar no poder”, disse.

Paulo Teixeira (PT-SP) agradeceu a todos os ex-deputados presentes, cassados pelo regime militar, e disse que a rebelião desses parlamentares contra a ditadura militar honra a Câmara dos Deputados.

Para o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), é dever dos deputados zelar pela democracia e lutar para que nunca mais ocorra um regime como o que cassou deputados e desrespeitou o Parlamento. Ele classificou a solenidade como “um encontro da Câmara com ela mesma”.

O deputado Roberto Freire (PPS-SP) lembrou a luta dos integrantes de seu partido, o antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), que estava proibido já na época do golpe militar. Ele lembrou que tantas cassações levaram os constituintes a escrever, na Constituição de 1988, que apenas o Parlamento pode cassar um parlamentar. “A própria Câmara vai ter de se pronunciar sobre isso agora que deputados foram condenados por crimes comuns”, observou.

Poderes
Paes Landim (PTB-PI) lembrou que o PTB foi um dos partidos mais atingidos pelas primeiras cassações, antes que o partido fosse extinto pela ditadura para só ser restaurado após a redemocratização. Ele sugeriu que os outros Poderes também resgatem suas histórias, com o reconhecimento a ministros do Supremo e ex-presidentes que foram cassados.

O deputado Ivan Valente (PSol-SP) disse que o Brasil precisa rever os crimes da ditadura e condenar os culpados por mortes, inclusive de um ex-deputado, Rubens Paiva, que teve seu mandato devolvido simbolicamente. “Neste momento, na Argentina, estão sendo julgadas pessoas envolvidas com os chamados voos da morte [em que militantes da esquerda eram jogados de aviões]. Vários daqueles que participaram dessas operações estão sendo condenados”, disse.

Confira os detalhes da homenagem e os nomes dos deputados.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.