Política e Administração Pública

Começa sessão para devolver mandatos a deputados cassados

06/12/2012 - 16:40  

Começou há pouco a sessão solene para devolver, simbolicamente, os mandatos de 173 deputados federais cassados ao longo de quatro legislaturas entre 1964 e 1977, durante o regime militar (1964-1985).

A sessão é realizada no Plenário Ulyssses Guimarães e dirigida pelo presidente da Casa, Marco Maia, que na abertura dos trabalhos homenageou o arquiteto Oscar Niemeyer, falecido ontem. Segundo Maia, Niemeyer é o “pai de Brasília”. O Plenário fez um minuto de silêncio em respeito ao arquiteto, que projetou o prédio do Congresso Nacional.

Fazem parte da mesa que dirige a sessão, além de Marco Maia; o 3º secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE); o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA); a coordenadora da Comissão Memória e Justiça da Câmara, deputada Luiza Erundinda (PSB-SP); a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fonteles; e, representando os deputados cassados, a ex-deputada Ligia Doutel de Andrade.

Confira os detalhes da homenagem e os nomes dos deputados.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.