Política e Administração Pública

Votação do relatório da CPMI do Cachoeira é adiada

05/12/2012 - 08:53  

Geraldo Magela - Agência Câmara
Relator da CPMI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), na reunião de apresentação do parecer.
Na semana passada, o relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentou nova versão do parecer.

A votação do relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira foi adiada para a próxima terça-feira (11). De acordo com um comunicado divulgado pela comissão, o adiamento atende pedido das lideranças partidárias no Senado.

Os senadores argumentam que, hoje, todas as atenções estarão voltadas para a audiência, que será realizada nesta tarde, com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, sobre a Operação Porto Seguro, em que foram presos integrantes do governo.

Novo parecer
Na semana passada, o relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentou nova versão do parecer, sem o pedido de indiciamento de jornalistas e de investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Com as alterações, o relatório final pede o indiciamento de 29 pessoas e a responsabilização de 12 agentes com foro privilegiado na Justiça.

Na última reunião, Cunha apenas leu o resumo do parecer, de 89 páginas, antes de ser aprovado o pedido de vista coletivo pelo período de cinco dias úteis. Segundo o relator, a mudança foi possível porque o indiciamento de jornalistas e a investigação de Gurgel não eram questões centrais, como o “núcleo da organização criminosa”. “Esse relatório, com as alterações que fizemos, significará a intenção da maioria da comissão”, afirmou.

Da Redação/MW
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.