Política e Administração Pública

Marco Maia: votação da reforma política é prioridade para próxima semana

29/11/2012 - 14:16   •   Atualizado em 29/11/2012 - 19:59

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou nesta quinta-feira (29) que a prioridade de votação para a próxima semana é a reforma política. Segundo ele, nos próximos dias os líderes trabalharão com o intuito de construir os acordos necessários para a apreciação da matéria.

Marco Maia citou quatro projetos que estão sendo discutidos: "o que acaba com as coligações proporcionais nas eleições; o que trata sobre a coincidência das eleições, acabando com eleições de dois em dois anos; o que trata do novo sistema eleitoral, que se faça uma mescla entre a realidade brasileira e outras experiências do mundo, se fala muito em um modelo semelhante ao belga de eleições; e o projeto que trata do financiamento público de campanhas eleitorais."

O parecer do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi apresentado no início do ano na comissão especial sobre o tema, mas nunca houve consenso para a votação do texto. No início do mês, Maia já havia falado na possibilidade de pôr a proposta em votação de forma fatiada.

Operação Porto Seguro
Maia também comentou a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF), que apurou denúncias de corrupção envolvendo integrantes do governo federal. O presidente disse que agora é o momento de reforçar a PF e os demais órgãos de investigação, a fim de averiguar se as denúncias são verdadeiras ou não. Para Maia, nessa operação, a Polícia Federal está cumprindo o seu papel.

Entre os órgãos investigados na operação, a Advocacia-Geral da União, o Tribunal de Contas da União (TCU) e  a Agência Nacional de Águas (ANA).

Saiba mais sobre a reforma política.

Reportagem - Danielle Lessa/Rádio Câmara
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.